Compostagem


A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, denominado composto, e que pode ser utilizado como adubo.



Fontes de material orgânico para compostagem

De forma genérica, os materiais vegetais frescos e verdes tendem a ser mais ricos em nitrogênio do que os materiais secos e acastanhados.  Nota-se que o verde resulta da clorofila que tem nitrogênio enquanto que o castanho resulta da ausência de clorofila. 


Componentes Básicos do Composto:


Carbono;
Nitrogênio;
Microorganismos;
Umidade;

O CARBONO fornecido pela base do composto, constituído por uma camada de materiais secos, como folhas secas ou úmidas, grama cortada, pó de serragem, papel picado, retalhos de tecidos, cavaco de apontador de lápis...
O NITROGÊNIO provém de esterco e resíduos orgânicos (material mais mole e úmido).
A UMIDADE será mantida pela rega frequente, tendo o cuidado para não encharcar o composto.
OS MICRO-ORGANISMOS se desenvolverão e agirão sobre o composto, gerando calor pela sua decomposição.


Relação C/N



A decomposição do material orgânico é anaeróbia (ocorre em presença de ar).  Portanto se o material estiver atraindo inseto, ou estiver com odor forte ou desagradável é sinal que ainda não foi encontrada a relação ideal entre material seco (folhas ricas em carbono) e úmidos(restos de comida ricos em nitrogênio), devendo-se nesse caso, aumentar a quantidade de material seco, melhorando a aeração.   A essa relação de proporção denominamos relação Carbono/Nitrogênio ou simplesmente relação C/N

Como Fazer a Compostagem
1º PASSO  - No fundo da pilha coloque ramos grossos, para que possa ocorrer circulação de ar e depois uma camada de 5 a 10 cm de material fibroso.

2º PASSO - Coloque agora uma camada de material verde.

3º PASSO - Regue cada camada da pilha. Para ajustar o teor de água esprema uma quantidade do material devendo a mão ficar úmida e não pingar.

4º PASSO - Continuar o processo de adição de materiais em camadas sucessivas até obter cerca de 1,0 m de altura.

5º PASSO - A última camada dever ser de folhas, serragem, restos de grama ou capim seco, para diminuir os problemas de proliferação de insetos e ressecamento da pilha.

6º PASSO - Depois de 3 a 4 semanas a pilha deve ser revolvida para melhor arejamento, repetindo este processo mais duas vezes.

7º PASSO - Depois de 2 a 3 meses o composto está pronto. Antes de usar na adubação das plantas deixar a pilha aberta por 7 dias, para liberação de gases tóxicos.



Comentários

  1. Oi Boa Tarde! achei interessante sua matéria sobre compostagem, contribui muito para os produtores que querem melhoras as condições físicas, química e biológica do solo... parabéns ótimo trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas